Como escolher uma agência?

novembro 13, 2017
Posted in Agência
novembro 13, 2017 Daniel Teixeira

Como escolher uma agência de marketing?

Com o crescimento do marketing digital e muitas empresas utilizando deste meio para divulgar melhor os seus produtos e soluções, fica cada vez mais concorrido e difícil para algumas empresas conseguirem bons resultados. Isto ocorre pela complexidade e curva de aprendizagem que o marketing digital exige quando o empresário não atua no segmento. Essa é a hora de contratar uma agência?

Um dos principais problemas que notamos é que o conhecimento de que o marketing digital é essencial e entendido por grande parte das empresas, mas saber como fazer é uma questão que muitos não avançam por falta de conhecimento no assunto.

Marketing interno ou uma agência de marketing digital?

Uma dúvida comum quando o empresário está estruturando sua empresa é se deve investir em uma equipe interna ou terceirizar para uma agência de marketing digital as atividades de marketing digital.

Bom, neste caso você deverá realizar uma análise profunda sobre o assunto.

Devo investir em profissionais internos?

Caso opte em implementar um time de marketing interno em sua empresa, você deverá ter em mente que haverá uma demanda alta de gestão desta equipe, seleção dos profissionais necessários e investimento para que isto ocorra.

A responsabilidade de um departamento de marketing acaba sendo diferente de uma agência especializada em uma determinada solução, pois geralmente equipes de marketing focam principalmente no core business do negócio e ao final acabam terceirizando algumas ações para agências especializadas.

DEVO TERCEIRIZAR O MEU MARKETING?

Por outro lado, temos o cenário onde a empresa não possui um time interno de marketing e necessita terceirizar as ações para uma agência especializada. Caso opte por este modelo, você precisará entender profundamente a especialidade da agência e se as soluções oferecidas se encaixam com as necessidades da sua empresa.

É importante que você observe as agências que se posicionam em auxiliar seu projeto estrategicamente, entendendo o seu negócio, produto e público.

Agências estratégicas X Agências executoras

Se você estiver em um momento de pesquisa sobre qual agência poderá atender melhor o seu negócio, avalie alguns pontos importantes, por exemplo, a agência na qual está negociando o projeto é uma estrategista ou executora?

Mas afinal, esta informação impacta em seu negócio?

Obviamente sim. A diferença é nítida, pois agências estrategistas se preocupam primeiramente em entender o seu negócio, mapeiam as necessidades e o que deve ser melhorado. Possuem visão de médio a longo prazo, basicamente elas focam no resultado final e te auxiliam as fases estratégias do negócio.

As agências executoras normalmente têm um formato fixo, onde o foco é totalmente na quantidade de posts feitos em redes sociais, emails marketings, etc. São pacotes prontos onde a entrega está padronizada para as empresas que as contratam.

Qual formato é a melhor?

Caso note que precise do direcionamento estratégico da agência, um acompanhamento focado no resultado final, conversões, geração de leads e aumento de performance do seu marketing, as agências estrategistas são as mais indicadas.

Bom, caso você tenha uma pessoa responsável internamente gerenciando seu marketing e com um escopo já definido, basicamente as executoras se encaixaram, porém não há um comprometimento com o resultado final.

Formato de consultoria de marketing digital, qual é a diferença?

Se você possui uma equipe interna ou algum profissional dedicado para o projeto de marketing digital, tem a possibilidade de optar por uma consultoria de marketing digital.

Neste caso, a contratação precisará ser estratégica, pois o foco da consultoria é analisar e propor o caminho que você deverá percorrer. Diferente do modelo de agência digital, o formato de consultoria não executará o projeto, porém é uma ótima escolha dependendo do momento que você está em seu negócio.

Mesclar sua equipe interna com o direcionamento da consultoria de marketing digital geralmente resulta em um excelente trabalho, pois com o direcionamento correto o profissional interno absorve novos conhecimentos em um período mais curto.

Qual é o momento certo para se contratar uma agência de marketing digital?

Para que uma empresa consiga efetivamente contratar uma agência de marketing digital e consequentemente ter sucesso no projeto, ela precisa estar em um grau de maturidade. O empresário ou gerente precisa ter em mente que as soluções de marketing digital possuem um determinado tempo para gerar os resultados esperados..

O momento correto para se contratar está totalmente ligado com a sua demanda de crescimento através do marketing, planejamento estratégico e planejamento financeiro na qual abordarei na sequência.

Prazos trabalhados por agências e planejamento financeiro

A maioria das agências que focam seus esforços em projetos de longo prazo possuem um prazo mínimo de 6 meses e isto é totalmente indicado.

Demandas que necessitam de planejamento, metas específicas e um bom plano de execução nunca podem ser trabalhados com uma visão em curto prazo.

Portanto, uma reserva financeira para o investimento em seu projeto de marketing digital se torna essencial. Envolva o departamento financeiro neste planejamento e estruture investimentos necessários para tornar o projeto viável.

Dica: Sempre possua metas claras e definidas, além de um bom planejamento financeiro para o seu projeto de marketing.

Projetos focados em resultados

Principalmente em momentos de pesquisa, onde a decisão pela agência fornecedora se torna complexa, analise o ponto principal, o foco da agência no resultado final que você está buscando.

Alinhar suas expectativas e metas facilitará para que agências estrategistas possam projetar e analisar se o crescimento desejado será possível de alcançar dentro do período e investimento disponível.

Se você seguir desta forma terá uma grande vantagem no filtro e seleção de sua agência, pois apenas agências dedicadas conseguem projetar o crescimento, prever taxas de conversão e focar no resultado final. Aconselho que ao selecionar uma agência sempre aborde temas estratégicos alinhados a sua meta de crescimento.

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